
Duas maiores empresas do leasing aeronáutico podem se fundir para criar uma gigante
A maior crise da aviação mundial pode levar à criação da maior empresa de aluguel aeronáutico (leasing) já vista no globo, com 3 mil jatos no portfólio.
Segundo reporta o MSN, a GECAS – General Eletric Capital Aviation Services, subsidiária do conglomerado GE, irá combinar as operações com a irlandesa AerCap. O valor da transação está avaliado na casa dos US$30 bilhões de dólares e seria uma maneira da GE sair do setor de leasing aeronáutico – negócio em que uma financeira compra os aviões e os alugam para as empresas aéreas.
O portfólio das duas empresas somado é de mais de 3 mil aeronaves, sendo que, separadas, já ficam à frente da Avolon, com em torno de 800 aviões, seguida pela Air Lease Corp, com aproximadamente 700 aeronaves.
Líderes no Brasil
No Brasil, a situação de liderança das empresas se repete: na Azul elas são donas de 29% da frota, sendo as duas maiores alugadoras da companhia fundada por David Neeleman. Estes são dados do final 2019.
Na LATAM Brasil, a AerCap é a segunda empresa que mais aluga jatos, com 22% da frota, atrás apenas do banco americano Wells Fargo, dono de 24% dos aviões da LATAM no país. A GECAS tem menos de 4% da frota da empresa.
]Já na GOL, a GECAS tem a maior fatia entre os lessores, com 15%, e a AerCap tem 5%, somando 20% ao todo.
Ao todo, segundo estes dados, que foram obtidos com exclusividade pelo AEROIN, seriam ao menos 79 jatos comerciais brasileiros pertencentes à GECAS e AerCap, somando 18% da frota brasileira comercial antes da Covid-19.
Apesar de toda empolgação do mercado, por serem hoje as duas maiores empresas de leasing com uma boa folga, existe um temor que a negociação seja emperrada ou até barrada por órgãos anti-truste.
Com a notícia, as ações da GECAS subiam 2,9% na Bolsa de Nova Iorque e a da AerCap 8,2%. Além dos aviões alugados, a GECAS participa do projeto do maior bimotor cargueiro do mundo: Um Boeing 777-300ERSF.
Link da matéria:
https://www.aeroin.net/duas-maiores-empresas-do-leasing-aeronautico-podem-se-fundir-para-criar-uma-gigante/